Casa Fuke
A Casa Fuke nasceu de uma idéia de abrigo, uma grande cobertura acolhendo uma casa e dois ateliers de artistas renomados que escolheram viver longe da cidade. Localizada em campo aberto, condicionada pelos poucos recursos financeiros e pela construção em etapas, o mais importante, em primeiro lugar, seria garantir sombra e proteção contra as chuvas. O resto seria construído aos poucos…
O galpão industrial foi uma solução rápida e econômica que lembrava uma experiência bem sucedida de ter reaproveitado um estábulo para uma casa. O desfrute de uma área seca maior que a projeção da casa é muito bom para quem mora no campo e tem que enfrentar um inverno frio e chuvoso como o nosso. Esta grande cobertura abriga uma construção linear: um arrimo de pedra grês a cada quatro metros sustenta lajes de forro pré-fabricadas e os fechamentos, do lado norte, são esquadrias que aproveitam todo o sol bom e, do sul, paredes armário sintonizadas com o modo de viver japones dos donos da casa.
A simplicidade da solução resultou em grande complexidade de desenho. A idéia pode ser explicada com um único corte transversal, mas o terreno em declive, o encontro da cobertura curva com os planos horizontais e verticais foram gerando problemas espaciais muito importantes. Só um intenso trabalho de desenho e redesenho associado a disposição e tino do proprietário na administração da obra, puderam manter intacta a pureza da idéia inicial.
Projeto
- Flávio Kiefer
Localização
- Eldorado do Sul, RS
Área do terreno | Área construída
- 1800 m2 | 472 m2
Ano
- 2002
Colaboradores
- Arq. Marcelo Kiefer
Fotos
- Eduardo Aigner | Fabio Del Re